Instalando pacotes snap no Debian 8.7 Jessie

O que são pacotes snap?

Os pacotes snap desevolvidos pela Canonical vem ganhando cada vez mais espaço no mundo linux, alguns usuários chegam a dizer que podem se tornar um formato nativo para muitas distros, príncipalmente com a ascenção da Internet das coisas.

Em linhas gerais os pacotes snap são um formado de empacotamento desenvolvido pela Canonical que carrega as depedências necessárias para que o pacote funcione dentro dele mesmo, livrando assim usuários linux de correr atrás de instalar dependências de softwares, sem falar que são compactados para economizar espaço em disco e rodam em sandbox para uma maior segurança.

Como nosso foco aqui não é se aprofundar no funcionamento dos snaps vou deixar alguns links para entender melhor como os pacotes funcionam no final do post.

Agora sem mais enrolação vamos aprender a instalar o snapd, pacote necessário para instalar os snaps, no Debian 8.7 Jessie.

Debian Testing e Unstable

Para aqueles usuários que utilizam o Debian Testing (stretch) ou o Debian Unstable (sid), o snapd já está disponível nos repositórios oficiais do projeto Debian, basta instalar utilizando o comando:

sudo apt install snapd

Debian 8.7 Jessie

Para os usuários do atual Debian Stable o snapd ainda não foi adicionado aos repositórios oficiais, para contonar isso podemos compilar o snapd ou usar uma gambiarra para executar a instalação através dos repositórios testing, neste tutorial iremos fazer a instalação através do repositórios do stretch.

Antes de mais nada é bom lembrar que utilizar repositórios de diferentes releases Debian não é recomendado pelo projeto, como pode ver aqui: “Don’t make a FrankenDebian“, portanto vamos configurar o repositório para instalar apenas pacotes relevântes e ignorar atualizações do sistema.

Primeiramente vamos editar o /etc/apt/sources.list e adicionar o repositório do Stretch:

sudo nano /etc/apt/sources.list

deb http://ftp.br.debian.org/debian/ stretch main contrib non-free

Observação: Lembre-se que aqui é importânte escolher um repo que possua uma URL diferente do seu repositório Oficial, por exemplo se seu reposito Jessie está hospedado em ftp.br.debian.org, então utilize um repositório diferente para o Stretch, por exemplo http.debian.org, assim podemos definir que o repo apenas instalara pacotes essenciais, isso ficara claro mais adiante.

Antes do apt update vamos precisar editar o arquivos de preferencia do apt, então vamos abrir o arquivo com:

sudo nano /etc/apt/preferences

E adicionar as seguintes linhas:

Package: *
Pin: origin ftp.br.debian.org
Pin-Priority: 400

Onde está o ftp.br.debian.org você deve substituir pelo dominio no qual está hospedado o repositório testing que usaremos para instalar o snapd, assim garantimos que apenas os pacotes relevântes sejam instalados.

Agora que já temos tudo pronto Crtl+o para salvar e Crtl+x para fechar, vamos agora instalar os pacotes necessários para o funcionamentod o snap, então entre com o comando:

sudo apt install -t stretch gstreamer1.0-plugins-base

A instalação pode demorar alguns minutos, com ela concluída podemos então partir para a instalação do snapd.

sudo apt -t stretch install snapd

Assim que a instalação estiver concluída já podera instalar os pacotes snap utilizando a sintaxe:

sudo snap install nome_do_pacote

No exemplo, a baixo eu instalei a carteira de bitcoin Electrum via snap, o comando utilizado foi sudo snap install Electrum.

print1

little

Uma observação interessante a se fazer é que como o apt e o snapd são gerênciadores diferentes é possível instalar pacotes com ambos ao mesmo tempo.

tunne

screenshot-from-2017-01-18-044224

Eai gostou do post? Compartilha, ou deixe seus comentários ai embaixo! o/

Links sobre os pacotes snap:
https://goo.gl/nQ2OxJ
https://goo.gl/S9LxOr
https://goo.gl/m1tTSk

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s